Escola: será que é a hora certa?

Depois de 4 meses na escola é hora de fazer um balanço da nossa experiência. A decisão de colocar o Caetano na escola surgiu quando eu decidi que voltaria a trabalhar, escolhemos aquela que melhor se encaixava nas nossas necessidades. Considerando questões como horário de funcionamento, localização e recomendação de conhecidos. Depois de muita pesquisa lá fomos nós deixar o nosso bem mais precioso ao cuidado de outras pessoas.

1° DIA DE AULA

A verdade é que desde o primeiro dia o bebê a-d-o-r-a a escola, gosta das professoras, dos colegas, dos brinquedos. Sai de lá todo sorridente, cheio de novidades para contar e ainda canta no caminho de volta para casa e distribui sorrisos. E o mesmo é quando o deixamos lá, não tem lágrimas nem resmungos, vai como um verdadeiro mocinho (claro que, arteiro como ele é, é o terror da escola, mas isso eu não preciso contar....).

Não voltei a trabalhar ainda, não foi tão simples como eu imaginei. Filho pequeno, cidade nova e nenhum familiar para dar uma forcinha dificulta um pouquinho as coisas, senti na pele outro dia o que é conciliar trabalho, filho gripado e casa... mas isso é outra história.

Agora, quanto a experiência, acho que foi muito positiva, possibilitou ao bebê o relacionamento com outras crianças, independência (já que deixou pela primeira vez a barra da saia da mamãe), me auxiliou muito na hora do desmame e o desenvolvimento dele está incrível com brincadeiras cada dia mais elaboradas e um vocabulário recheado de palavrinhas novas.

Se me perguntassem se eu não acho muito cedo para colocar uma criança na escola, eu diria que sim, mas essas 4 horas que ele fica lá, permite que eu me organize e aproveite muito mais o tempo que passamos juntos. Nesse período eu vou ao médico, faço supermercado e outras compras, arrumo a casa, cuido das roupas e mais uma infinidade de coisas que ficam mais complicadas de serem feitas com a criaturinha curiosa por perto (inclui lavar o cabelo e tomar banho sem chororô na porta).

Vi essa imagem uma vez com o título: "Ser mãe é perder a privacidade"... sem dúvida...rsrsrs


Eu nunca tive coragem de me afastar dele, até hoje ele nunca ficou nem na casa dos avós, pois é, a escola veio para trazer independência para nós dois (mais para mim).

Posso dizer então que o resultado foi  muito bom (mas que ainda tenho crise de saudade)! Muitas pessoas já me pararam  na rua para dizer que ele é muito pequeno para ir à escola, mas esquecem de considerar todos os benefícios da convivência dele com outras pessoas e dessas descobertas.

Quanto a voltar a trabalhar, aprendi que esse trabalho deve ser algo que trará benefícios para nós e não perdas, dessa forma estou escolhendo muito sim, mas tudo acontecerá na hora certa sem ter que sacrificar ninguém. Mas e você? Já passou por algo parecido?

Beijos...



Comentários

  1. Olá Jeise!

    Minha filha ainda não foi para a escola. Esse é um dilema que ainda não me preocupo, porque não chegou a hora. Mas, de vez em quando, me pego pensando nesse momento e, apesar de não saber como será, fico um pouco aflita por ela ser muito apegada a mim e ao meu marido. Só tenho ela e acho que essa é uma realidade difícil para o primeiro filho. Decidi abrir mão do meu emprego só para cuidar dela. Aliás, foi assim que virei blogueira! Já estou retornando ao trabalho devagar. Mesmo com ela dá para ir levando.
    É muito bom ouvir de outras mães novos pontos de vista e poder aprender. Gostaria de lhe convidar para visitar meu blog. Dá uma passadinha por lá.
    http://cademeutempo.blogspot.com.br/
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sílvia, eu também tive que abrir mão do meu emprego para ficar com o Caetano e não me arrependo não. Também virei blogueira assim! rsrsrs
      É claro que quando ficamos mais tempo com eles os laços se estreitam e é muito mais difícil essa separação, mas eu garanto que vocês encontrarão um jeitinho para que esse momento não seja traumático para vocês! Adorei sua visita, por favor volte sempre! Um super abraço!

      Excluir
  2. Por aqui, a licença maternidade é curta, de dois à três meses. Eu tive a sorte de poder ficar com o meu pequeno, em casa, por um longo tempo e só tenho a agradecer. Também reparei nos progressos dele quando começou a ir pra escola... Socialização. Aprendizados. Diversão. Que bom que está tudo dando certo pra você e pro Caetano! Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ah! Que bom, você vai comentar!!!!
Palpita aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

Um post bem colorido

Recordações... Blogagem Coletiva Musical

Todo o tempo do mundo na Kombi...