BC: Minha cidade - Guaxupé - MG

Dia de Blogagem Coletiva (edição 16), mais uma vez não resisti ao tema e tinha que participar!
A proposta da Etienne é: iremos falar (3 coisas ou mais) do que a gente mais gosta, do que funciona, do que dá certo... na cidade onde a gente mora!

Moro a um ano em uma cidade charmosa onde domingo é dia de ir na praça, com uma população de aproximadamente 50.000 habitantes localizada no sul de Minas Gerais, bem na divisa com o estado de São Paulo.

O que eu mais gosto é caminhar pelas ruas e observar as construções que datam o início do século 20, lindas e preservadas, da tranquilidade e como diria o poeta Rubem Alves "...gosto de levar os meus olhos para passear...". Sem contar o por do sol que é incrível!

 


O que funciona mesmo por aqui é o cultivo do café, que movimenta a economia que é baseada na atividade agrícola. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaxup%C3%A9



Mas tem também o clima que é delicioso (quente, mas não insuportável, permite que o Caetano brinque muito com água, o que ele adora) e a hospitalidade que faz com nós tenhamos a sensação de que nascemos por aqui! rsrsrs

 O que dá certo: O povo

Pessoas simpáticas que sentam em suas varandas no final da tarde, que cumprimentam, perguntam de você e sua família, dão dicas, contam histórias... Cada dia eu chego em casa com um caso novo e meu marido dá risada! O Caetano se diverte com esse carinho todo, já fez uma infinidade de amigos! Gente prestativa e preocupada, querida, todo mundo conhece todo mundo e todo mundo é primo...rsrsrs

E tem também a COOXUPÉ, não tem como falar de Guaxupé e não mencioná-la:
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé ou Cooxupé é uma cooperativa de café da cidade de Guaxupé, sul do estado de Minas Gerais, Brasil. A origem da Cooxupé data de 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores.
A Cooxupé é considerada a maior e uma das mais importantes cooperativas de café do Brasil, em 2007, Cooxupé comemorou 75 anos de Cooperativismo e 50 anos em atividades de recebimento, processamento e comercialização de café. Hoje a Cooxupé conta com aproximadamente 12.000 cooperados e 2.000 colaboradores, recebendo café produzido em 103 municípios localizados nas regiões Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro) e Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo.

Texto retirado da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cooperativa_dos_Cafeicultores_de_Guaxup%C3%A9)


Não tenho tantas informações daqui para falar mais, essas são minhas primeiras impressões, o que vejo e o que sinto. Aprendi que o melhor lugar para se viver é perto de quem amamos não importa a cidade, o tamanho dela ou qualquer outra coisa. Aproveito o máximo, curto cada beleza desse lugar que Deus permitiu que eu estivesse agora!

Quer conhecer mais histórias? Passa lá no blog da Etienne e veja quem mais está participando dessa festa!



Beijos...

PS.: Eu saio de viagem amanhã, correria total por aqui, fico sem internet até domingo... :-( Se eu não conseguir visitar todos os blogs hj eu visito na próxima semana! ;-) Fico devendo fotos das construções lindas daqui, mas assim que tiver oportunidade coloco em outro post!

Comentários

  1. Olá, querida Jeise
    O por do sol aqui em minha cidade é esplêndido também!!!
    Que bom se contempla com a sua cidade!!!
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Gente sentada na varanda é coisa que eu via muito na minha infância, qd ainda haviam muitas casas, chalés e chácaras em algumas avenidas de Santos, minha cidade. Hoje moro em Lisboa e isto tb por aqui não se vê há pelo menos uns 90 anos. Uma maravilha poder usufruir disto tudo. Parabéns!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler suas historias q ja vejo fazer parte de um livro num futuro proximo.. Mesmo nao comentando muita das vezes, ja sou..na verdade sempre fui sua fã..minha amiga.. Paty (JCP)

    ResponderExcluir
  4. Olá Jeise
    Adorei saber sobre a sua cidade e aprendí muito com a sua postagem
    Linda participação
    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  5. Hey, Jeise! (Desculpa a demora, chegando agora...) Adorei este seu post todo carinhoso, falando do que há de bom na sua cidade! Adorei você contando das pessoas, dos casos e das risadas do seu maridão! Gostei de saber sobre a cooperativa... Obrigada pela participação, querida. Divirta-se e até a volta! Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Jeise
    lendo seu post, é que percebi que não respondi ao que foi proposto!
    só falei do que funcionava. fica para a próxima vez
    Você sim, é apaixonada pela sua cidade. Acho tão bonito ser assim.
    citou as pessoas, a cooperativa, falou da família, da temperatura. Assim fiquei sabendo mais sobre a cidade que dá vontade de conhecer.
    beijos de boa noite
    Zizi .

    ResponderExcluir
  7. Oi Jeise! Eu concordo com você: estando perto dos amados, a cidade não importa. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jeise
    Obrigada por sua visita. Adorei seu post, pena que eu esqueci de colocar fotos no meu! Já estou te seguindo.
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conheço Guaxupé mas, deve ser uma cidade deliciosa pra se morar.Adorei seu texto e as fotos tb!bjs,

    ResponderExcluir
  10. Oi Jeise! Obrigada pela visita!

    Sua cidade deve ser bem gostosa. Ótima para criar filhos! É como você mesmo disse, o que torna o lugar um Lar é ter quem amamos ao nosso lado! Quanto aos prazeres da cidade grande, a gente pega a estrada e tudo se resolve e ainda de quebra passeia!!! rs

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ah! Que bom, você vai comentar!!!!
Palpita aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

Um post bem colorido

Recordações... Blogagem Coletiva Musical

Todo o tempo do mundo na Kombi...