Segurança - parte1

Há alguns meses eu divido com vocês, leitores aqui do blog, as descobertas e as mudanças que minha família vive com a chegada do bebê, no post anterior eu falei sobre bagunça e brinquei um pouquinho com a situação, mas hoje eu venho falar de um assunto mais sério: a segurança dos nossos pimpolhos.

Antes de aprender a engatinhar o bebê aprendeu a ficar em pé no berço, tivemos que descer o estrado para evitar que ele caísse, logo que aprendeu a engatinhar passou a se apoiar no que via pela frente para tentar ficar em pé, nesse caso coisas leves ou móveis que possam eventualmente cair com o peso do filhote passam a ser um risco. Gavetas também são um ótimo "apoio" e o mais legal, quando conseguem abri-las tem um universo a ser explorado lá dentro, vamos a mais uma dica então, trave as gavetas (aqui em casa colocamos fita crepe, daquela mais larga, fica fácil para nós retirarmos e quando acaba a cola é só colocar outro pedacinho... ), além disso verifique o conteúdo das gavetas, facas, tesouras, medicamentos e mais uma infinidade de coisas jamais devem ficar ao alcance das crianças.


Essa imagem, que eu já usei aqui antes, mostra a fita crepe segurando a gaveta.

A capacidade do Caetano em enxergar coisas pequenas é absurda, ele pode estar com o brinquedo mais incrível do mundo nas mãos que ele deixa para atravessar a sala e buscar uma bolinha de pelo da Atena que ele viu lá embaixo de alguma coisa, manter o chão limpo livre de pequenos objetos que possam ser engolidos é fundamental, um outro risco que observamos aqui em casa é o potinho de ração do cachorro, que teve que ser estrategicamente tirado do campo de visão do bebê.

Vídeo do Cocoricó com dica de segurança...

Além disso nosso filho adora cabos e tomadas - cuidado redobrado... acho que não custa nada fazer certas adaptações em casa para atravessar essa fase de descobertas dos pequenos, ah e por favor, cuidado com produtos de limpeza, baldes e bacias com água (risco de afogamento) e porque não o tanquinho (minha sobrinha já caiu tentando pegar a espuma - graças a Deus não aconteceu nada).


Na última consulta com o Pediatra ele me alertou para o uso do andador, disse que a criança ganha muita velocidade e com isso pequenos degraus ou obstáculos são suficientes para provocar acidentes.

Brinquedos no chão

Risco para o bebê e para os pais e avós dele também, no post anterior eu falei sobre bagunça, brinquedos pelo chão são risco de queda na certa, tropeçar, escorregar... imagina se vc estiver com o filhote no colo... melhor não, né?! Vamos evitar...

Graças à internet, hoje temos acesso a tantas informações que é possível prestar mais atenção à certos detalhes. Essa campanha realizada no ano passado no Distrito Federal, serve de alerta para todos nós, pais, que nos preocupamos com a segurança dos nossos pequenos:


"Olho Vivo- Pais Prevenidos Evitam Acidentes
Queimaduras, afogamentos, quedas, sufocações e envenenamentos estão entre os tipos de acidentes mais comuns que ocorrem dentro de casa, mas a maioria pode ser evitada com procedimentos simples, por isso a campanha Olho Vivo – Pais Prevenidos Evitam Acidentes.De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes representam a principal causa de óbitos de pessoas de até 14 anos no Brasil. No total, mais de 5 mil crianças morrem todos os anos. No Distrito Federal, a situação não é diferente. A cada dia e meio, uma criança vem a óbito por ocorrências desta natureza. Fonte:  http://dfdestaque.blogspot.com.br/2011/09/olho-vivo-pais-prevenidos-evitam.html"

Mas se quiser uma dica infalível: jamais deixe o bebê sozinho e não subestime a capacidade dele.

Beijos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um post bem colorido

Recordações... Blogagem Coletiva Musical

Todo o tempo do mundo na Kombi...