Profissão: Mãe

Quando terminei a faculdade e comecei a dar aulas, lecionava em cursos técnicos no período da noite, fiz isso durante uns dois anos  mais ou menos e depois comecei a trabalhar em uma empresa durante o dia, fiquei nessa dupla jornada por um ano até que me casei. Optei por continuar na empresa, embora não fosse na minha área de atuação era um emprego que garantia que eu cuidasse do meu marido e da minha casa. Em 2010 eu e meu marido decidimos que era a hora de planejarmos um bebê.

O nosso pensamento sempre  era que eu ficaria um pouco com o filhote depois que ele nascesse. Para que isso acontecesse teve que acontecer um grande planejamento da nossa parte já que financeiramente essa é uma decisão complicada. Além disso não é fácil sair do emprego para assumir a profissão: Mãe. Nesse mundo em que vivemos, parar com a agitação de trabalhar fora para dedicar somente à casa é um grande desafio.

Já ouvi vários depoimentos de amigas que abandonaram uma carreira já bem estruturada para cuidar dos filhos e muitas que mudaram de profissão para terem mais flexibilidade nos horários. A questão é muito polêmica, jamais eu aconselharia alguém a abandonar sua carreira e ficar em casa cuidando dos filhos, isso seria o pensamento mais antiquado da história, eu diria apenas para "dar um tempo". Se você é daquelas que trabalha das 7 da manhã às 21 horas, sugiro que depois da chegada do bebê,você reserve um tempo maior para estar com ele e curtir cada momento... e não vale dizer que você dorme com ele todas as noites (rsrsrs...já ouvi isso...) é estar junto mesmo, cantar com ele, ler, brincar, rolar no chão e ver ele crescer e participar desse crescimento.

A questão é que depois que a minha Licença Maternidade terminou eu não voltei para o trabalho, precisava mesmo de um tempo para rever minhas escolhas, por enquanto estou acompanhando o crescimento e as descobertas do meu filho. A minha dica para as mamães é para que se tiverem o interesse de ficar um pouco mais com a criança, além do período da Licença é que se planejem e façam uma reserva para garantir que esse período não seja um grande aperto financeiro, já que é uma pessoa a mais (que gasta bastante) em casa e um salário a menos.

O que todo mundo diz: "essa fase passa muito rápido", é a mais pura verdade... passa voando. O Caetano já apendeu tanta coisa nova que mesmo estando com ele todos os dias perdemos... Quando ele era recém nascido ele espreguiçava do jeito mais delicioso do mundo... adorávamos isso mas com o tempo ele foi mudando... mudando... parou de espreguiçar e nem percebemos, por outro lado, agora ele acorda e sorri, sorri mesmo, deliciosamente.

Se você puder aproveitar cada momento com o seu bebê não desperdice essa chance, são poucos os momentos na vida, que são tão gostosos como esses. Se não puder, fique perto dele o máximo... curta... aproveite... descubra...

Beijos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um post bem colorido

Recordações... Blogagem Coletiva Musical

Todo o tempo do mundo na Kombi...