O mundo que eu quero deixar pro meu bebê

Como eu já falei aqui, mudamos de cidade recentemente e uma coisa que eu sinto falta aqui no meu bairro, são árvores. A cidade é muito quente, moro em um bairro novo, muito bonito, mas infelizmente não tem muita árvore por perto.  Agora eu percebo a falta que elas fazem. No centro aqui da cidade tem muitas áreas arborizadas, como a cidade é bem quente, nessas áreas fica muito mais agradável caminhar.

 (A quadra da minha casa é aquela lá embaixo, acho que falta um verdinho lá... esse matinho aqui do lado é em um terreno vazio, assim que construirem, ele sai daí...rsrsrs)
(Esta belezura de árvore fica na rua da minha casa, dá até vontade de ter uma dessas, florida assim, olha que linda!)
Passei a observar tudo, a falta de lixeiras nas praças e nas ruas daqui, fazem com que lixo fique espalhado pelo chão (apesar de eu ver muita gente da limpeza pública trabalhando sempre pela limpeza da cidade). A coleta seletiva de lixo ainda não atende todos os bairros (os políticos estão prometendo melhorar isso...rsrsrs). E por aí vai...
(Essa é uma praça bem perto aqui de casa, não encontrei nenhuma lixeira por lá...)

Assim que construímos nossa casa em Poços tratei de encher o quintal com plantas, as flores atraem vários passarinhos pra lá e eu já notei que o Caetano adora, sempre fica quietinho só observando, apontando e chamando (Ele chama de "Tê", tudo que mexe e tem vida pra ele é "Atena"... então passarinho, gato, cachorro, cavalo... é tudo Tê...rsrsrs)


Há alguns anos eu tenho prestado mais atenção em ações que podem ajudar o nosso planeta e depois que o bebê nasceu eu penso muito no que eu quero deixar pra ele. Sabe aquelas atitudes pequenininhas que fazem uma diferença tremenda... pois é, aqui em casa seguimos o máximo possível (Ecobags, menos tempo no banho, aproveitar a água da máquina de lavar pra lavar o quintal e trazer mais verde pra perto da gente). Não tô falando pra ninguém desmanchar um cômodo da casa pra plantar árvores...rsrsrsrs, mas pra pelo menos respeitar aquela área permeável que devemos deixar no nosso quintal, isso já faz toda a diferença para o solo e lençóis d'água, hoje em dia já existem vários pisos drenantes/permeáveis, isso ajuda até a evitar enchentes.

Vivemos em um país onde as pessoas ainda acreditam que o chique é ter um quintal todo cimentado e com um piso bem bonito... "mato" é coisa de gente da roça... Isso não é chique não, é falta de informação...


O Caetano já crescerá dentro de uma realidade em que educação ambiental se aprende na escola, para nós pais que somos de um tempo diferente teremos muito a aprender com nossos pequenos. Eu me lembro que quando eu terminei a faculdade fiz um projeto voltado para ajudar a instituição de ensino onde eu havia feito o meu estágio e eu escolhi iniciativas de educação ambiental, que na época, em escolas estaduais ainda era um tema relativamente novo.

Acho que repensar nossas atitudes não faz mal a ninguém. Mas e vc? Apaga a Luz quando sai do cômodo? Escova os dentes com a torneira fechada? Já tomou alguma atitude pra economizar papel na sua empresa? Vamos pensar um pouquinho mais verde... e pensar um pouquinho nas futuras gerações.


beijos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todo o tempo do mundo na Kombi...

Recordações... Blogagem Coletiva Musical

Um post bem colorido