A escolha de um nome

Já pararam pra pensar na responsabilidade que é escolher o nome de alguém? Não só de uma pessoa, mas de uma empresa, uma instituição, uma marca, uma revista... sei lá... a escolha do nome é fundamental. Pedros, Luans, Marcelos, Lívias, Marinas, Júlias e suas descobertas e conquistas, seus sonhos, gostar o não do nome e as consequências que essa escolha pode trazer.





Pois é, já aconteceu comigo, rsrsrs. Em 2011 eu vivia o dilema de escolher o nome pro bebê, que tarefa mais complexa... mas como eu me diverti... lembro das minhas amigas levando listinha de nomes "estranhíssimos" para que eu escolhesse e ficávamos horas dando risada. Eu comprei livrinho com nomes e significados, pesquisava na internet e queria algum que fosse fácil, que meu marido gostasse, que fosse fácil de escrever e por aí vai. 


Outro dia eu ri muito no restaurante, tinha um mocinho (de 3 anos) muito simpático na mesa ao lado ele puxou conversa com o meu marido e os dois iniciaram um papo:

- Qual seu nome? (Ele perguntou ao meu marido)
- Alexandre.
- Alesssmnviudfgh... Como?
- Alexandre.
- Ah... e o dele?
- Caetano.
- Como?
- Caetano.
- Ca-e-ta-no.
(Precisavam ver a carinha dele... ele fazia uma caretinha tão engraçada quando repetia os nomes, que eu tive que me segurar pra não rir).
Nesse momento ele contou que tinha dois cachorros e falou os nomes que eu não me lembro mais, contamos que tínhamos 2 também aí foi a gota d'água... rsrsrs

- Como é o nome dos seus cachorros?
E meu marido todo simpático responde:
- Uma é Atena...
(Nesse momento o menino ficou perplexo... acho que ele imaginou que éramos seres de outro planeta... fez a carinha mais engraçada do mundo...eu estava quase chorando de rir, mas me segurando pra não demonstrar...)
- ...e a outra é Kaká.
- Kaká... ele repetiu contente... (acho que pensou: até que enfim um nome normal...)

Eu olhei pro meu marido e falei baixinho: - Se ele perguntar meu nome, fala que é Ana... rsrsrsrs
Já pensou quantas vezes meu marido teria que repetir "Jeisebel".... kkkkkkkkkk

Saímos do restaurante rindo muito da situação e lembrando da carinha do nosso novo amiguinho Miguel Augusto (lindo nome, por sinal).

Adoro essa questão de escolha de nomes, como boa amante da literatura sei o quanto a questão da escolha do nome das personagens de um livro está relacionada com a  construção do caráter da personagem, conta muito sobre a época e marca toda uma geração, isso acontece muito também com os escritores das novelas, nomes fortes, marcam personagens fortes e mais bem elaboradas (bom... pelo menos eles tentam). E isso acaba refletindo na escolha de muitas pessoas.

Simplesmente amei a escolha dos nomes "Odete Roitman e Alessanderson" dos filhos do Ruço (da nova série da Globo "Pé na cova") penso que com a imaginação  e a criatividade do brasileiro devem ter nascido várias "Carminhas e Ninas" nesse ano de 2012...rsrsrs

Mas é tão bom para refletir, as vezes o nome que soa tão bem para alguns nem sempre é legal para todos, esses dias eu estava dando uma olhadinha no ranking dos nomes mais escolhidos para bebês no ano de 2012.

Dá uma olhadinha lá:
http://brasil.babycenter.com/a2400223/nomes-da-moda-no-brasil

Beijos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todo o tempo do mundo na Kombi...

Recordações... Blogagem Coletiva Musical

Um post bem colorido