Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2012

Profissão: Mãe

Imagem
Quando terminei a faculdade e comecei a dar aulas, lecionava em cursos técnicos no período da noite, fiz isso durante uns dois anos  mais ou menos e depois comecei a trabalhar em uma empresa durante o dia, fiquei nessa dupla jornada por um ano até que me casei. Optei por continuar na empresa, embora não fosse na minha área de atuação era um emprego que garantia que eu cuidasse do meu marido e da minha casa. Em 2010 eu e meu marido decidimos que era a hora de planejarmos um bebê.

O nosso pensamento sempre  era que eu ficaria um pouco com o filhote depois que ele nascesse. Para que isso acontecesse teve que acontecer um grande planejamento da nossa parte já que financeiramente essa é uma decisão complicada. Além disso não é fácil sair do emprego para assumir a profissão: Mãe. Nesse mundo em que vivemos, parar com a agitação de trabalhar fora para dedicar somente à casa é um grande desafio.

Já ouvi vários depoimentos de amigas que abandonaram uma carreira já bem estruturada para cuidar do…

Amamentação - a escolha

Imagem
Há mais ou menos um ano participo com um grupo de mães de um programa da Prefeitura aqui na cidade, que orienta as gestantes e depois do parto faz um acompanhamento do bebê até ele completar um ano de idade.

Desde o início somos alertadas para a importância da amamentação no desenvolvimento do bb e dos benefícios que ela traz para a vida toda da criança. Fiz a escolha: o leite materno seria o único alimento do meu bebê até os seis meses de idade.

Fácil não é, quem já amamentou sabe, a tarefa é árdua, são horas de dedicação, noites e noites mal dormidas, e um pequeno ser totalmente dependente de você. Mas é um vínculo maravilhoso que criamos!



Essa ideia não saiu da minha cabeça, é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (http://www.leitematerno.org/oms.htm).  E se  não fosse verdade isso não estaria na televisão, na internet e os médicos não pediriam... rsrsrs e assim o fiz, quando eu comecei a dar suco de laranja para o bebê, ele estava com 5 meses e 27 dias.

Quando eu dizia …

Decoração do quarto do bebê - Verde

Imagem
Esse sem dúvida é um dos momentos mais especiais, pensar em cada detalhe do ambiente que vai receber o nosso pequeno assim que ele sair da barriga, essa é uma missão muito importante que fazemos com muito carinho. Quando eu descobri que estava grávida eu já decidi que o quarto do bebê seria verde, e que teria uma árvore. Comecei a pesquisar na internet e encontrei ideias incríveis. Então estava decidido se fosse uma menina faria o quarto verde com uma árvore bem grande com detalhes em rosa e uma coruja e se fosse menino uma árvore colorida e também com uma coruja.

E lá fui eu pesquisar, como eu adoro esse Google... rsrsrs encontrei muita coisa legal e o resultado? Bom... Ficou assim: Pintamos a parede de verde e eu fiz a árvore com “contact” branco e coloquei duas nuvens. Eu adorei o resultado, compramos os móveis brancos, o berço e um guarda-roupas de solteiro, assim o BB, poderá aproveitar o guarda-roupas até ficar maiorzinho.

A cortina, o trocador, as almofadas e a saia do berço eu …

Quem gosta de feltro levanta a mão \o/ \o/ \o/

Imagem
O feltro já é meu aliado a alguns anos, mas depois que o bb chegou ele passou a ser indispensável nas minhas criações, uso em tudo, e o resultado é sempre tão legal:

Essas são alguns dos trabalhinhos da arteira aqui, sempre estou a caça de novas ideias na internet ou crio conforme meus amigos encomendam:

Esses eu fiz há um tempão, minha amiga trouxe a imagem e pediu que eu fizesse igual, achei uma gracinha, logo devo fazer alguns dedoches pro bb brincar também.




Esses eu fiz especialmente pro bb, assim que eu descobri que seria um menino:



A encomenda era pra ser um peso de porta, mas como ficou muito levinho, serve como peso de papel mesmo... rsrsrs


Na internet encontramos ideias incríveis, vale a pena conferir, tem blogs só sobre esse tipo de trabalho, por enquanto sou amadora, faço porque gosto, mas que dá pra virar profissão isso dá, imagina que trabalho mais prazeroso!

Aqui estão alguns que eu gosto bastante: a casinha que eu fiz pra colocar na casa nova, a personalização da capa da máqu…

Festa de São Benedito

Imagem
No mês de maio (nos primeiros 13 dias) aqui em Poços acontece a tradicional Festa em Louvor a São Benedito, um evento realizado a 108 anos.

Sabe aquelas festas com muita comida boa... então... é essa! As Paróquias da cidade se organizam e cada uma oferece um tipo de comida diferente, além disso as instituições sociais vendem uma grande variedade de doces e tem missa todas as noites. E o que eu tenho a dizer sobre isso?!? Vale muito a pena (até enfrentar as filas...)! Estive na festa no último final de semana, foi a primeira festa de São Benedito que o bb foi... ano passado ele foi também, mas estava dentro da barriga ainda... Foi especial e diferente, porque ele estava lá. E até que ele gostou, a carinha curiosa dele olhando para a roda gigante ou para a centopeia enorme (que eu tenho certeza que é a mesma que eu andava quando eu tinha 5 anos... rsrsrs), valeu todo esforço de carregar o carrinho dele naquela escadaria toda!



A festa é um evento bem legal, pelo menos eu aproveito a vários…

O enxoval do bebê (parte 2) – Quantidade

Imagem
Outra descoberta da mamãe aqui, foi sobre a quantidade de coisas que devemos comprar, como mamães cuidadosas que somos “queremos absolutamente TUDO”, mas o que tenho observado nesses meses é que o tempo que utilizamos certas coisas é muito curto daí é muito interessante observar o investimento que vamos fazer.

Meu bebê nasceu em novembro, um mês de muito calor, embora Poços seja uma cidade fria, as roupinhas muito quentes ele pouco usou, pensamos que ele ficaria todo enroladinho nos primeiros meses, mas na maternidade mesmo ele já nos mostrou que não queria ficar com aquela roupa toda (demonstrou isso chorando muuuuiiito e transpirando mais ainda). Resultado, doamos muitos macacões lindos que ele havia usado 2 ou 3 vezes. Observar a época do ano em que a criança vai nascer para planejar o enxoval é extremamente importante.


Essa bermudinha ele usou bastante, foi uma das primeiras roupinhas que eu comprei pra ele (claro que eu tive que guardar uns 2 meses antes de usar... rsrsrs).
Esses …

O enxoval do bebê (parte 1) – O tamanho

Imagem
Como eu sou uma mãe muito experiente (afinal já sou mãe a mais de 5 meses) acho que eu já posso contar minhas descobertas sobre o enxoval do bebê.

Meu filho nasceu com 3kg 850g, ou seja todas as roupas de recém nascido não serviam mais quando ele fez 1 mês... rsrsrs, ainda bem que não havíamos comprado e nem ganhado muita coisa nesse tamanho. Não estou dizendo para comprarem roupas em tamanho maior, mas para não comprarem muitas roupas. Minha tia sempre fala para comprarmos uma roupa no tamanho que o bebê vai usar agora, se colocar uma roupa grande, quando ela chegar a ficar bonitinha no tamanho, já estará velha.
Outra coisa que tenho percebido é com relação à numeração, os tamanhos variam de lugar para lugar, marca para marca e a gente tem que comprar no “olhômetro” mesmo, eu havia separado as roupinhas na gaveta por tamanho, resultado, quando fui olhar a gaveta com as roupinhas “G”, já tinha muitas roupinhas que serviam pra ele, mesmo ele tendo só uns 3 meses. Interessante sempre organ…